preloader
Scroll to top
© 2019 , TRIA, S.A.
Share
en pt

A TRIA apoia o Instituto Superior Técnico (IST) nas atividades de investigação Científica e Tecnológica

A TRIA apoia o Instituto Superior Técnico (IST)  nas atividades de investigação Científica e Tecnológica.

A TRIA disponibilizou  ao IST o seu forno de ensaios de resistência ao fogo para apoio nas atividades de investigação cientifica e tecnológica com vista ao desenvolvimento de soluções inovadoras transversais a vários domínios da engenharia, ciência, tecnologia e arquitetura.

O forno disponibilizado pela TRIA permite a realização de ensaios de fogo simulado pela curva tempo-temperatura definida na norma ISO 834.
Este equipamento tem vindo a servir de apoio ao estudo cientifico sobre o comportamento ao fogo de certos materiais e sistemas construtivos usados na edificação urbana e industrial, bem como ao desenvolvimento de soluções destinadas à proteção daqueles materiais e sistemas.
Ciente de quão importante é o desenvolvimento do conhecimento cientifico para a sua área de atividade, a TRIA estabelece com as instituições de ensino e de investigação uma relação reciproca, levando o conhecimento prático de quem lida diariamente com as questões da SCI, contribuindo para o aprofundar do conhecimento cientifico sobre as áreas onde atua e bebendo nesse conhecimento o ensinamento par a operacionalização das melhores práticas a implementar no mercado.
De entre vários projectos de investigação em que o forno da TRIA foi utilizado destacamos os seguintes:
1) CarboFire – Proteção Contra Incêndio de Elementos Estruturais de Betão Reforçado com Sistemas Compósitos CFRP
2) EasyFloor – Desenvolvimento de Painéis Sandwich Compósitos para Reabilitação de Pavimentos de Edifícios
3) FireFloor – Comportamento ao Fogo dos Painéis Compósitos GFRP para Reabilitação de Pavimentos de Edifícios

Publicações Relacionadas