A TRIA lança gama de produtos inovadores para obturação corta-fogo de juntas de dilatação com grande amplitude de movimento

A TRIA desenvolveu um conjunto de soluções para obturação corta-fogo de juntas de dilatação que asseguram uma classe de resistência ao fogo até EI 240, absorvem grandes amplitudes de movimento (compressão até -90% e expansão até +50%) e estão vocacionadas para juntas com aberturas de 10 a 560 mm, 10 a 840 mm com o movimento.

Estas soluções vêm dar resposta aos projetistas mais exigentes que sabem o quanto as juntas podem contribuir para o incremento e propagação de um incêndio.

As juntas de dilatação dos edifícios são focos de propagação de incêndio por excelência, se não forem tomadas as devidas precauções.

A sua inexistência ou uma falha no seu dimensionamento pode ocasionar sérios danos no património edificado. Mas, em caso de incêndio, as juntas de dilatação constituem locais de entrada de ar que estimula os focos de incêndio e facilitam a sua propagação entre blocos do edifício.

Uma junta de dilatação é um espaço vazio entre duas partes/dois blocos de um edifício ou entre dois elementos construtivos diferentes e visa criar condições para que as duas partes possam movimentar-se, uma em relação à outra, sem que haja qualquer transmissão de esforço entre elas.

É urgente compatibilizar a existência de juntas de dilatação, capazes de permitir que os diferentes blocos possam movimentar-se e absorvam os movimentos multidirecionais naturais ou sísmicos, com a necessidade de as obturar com sistemas de Proteção Passiva Contra Incêndios que não ponham em causa sua funcionalidade e assegurem uma efetiva compartimentação resistente ao fogo.

Eis a resposta da TRIA a esta necessidade urgente: TRIA FIRE JSC - Sistema Corta-fogo para juntas de dilatação - Resistência ao fogo até EI 240; TRIA FIRE JSB - SISMIC - Sistema Corta-fogo para juntas de dilatação - sísmicas - Resistência ao fogo até EI 240; TRIA FIRE JSM / SISMIC - Sistema Corta-fogo para juntas de dilatação - sísmicas - Resistência ao fogo até EI 120.