Nova sede da EDP com sistema de proteção passiva contra incêndios instalados pela TRIA

A TRIA instalou os sistemas de Proteção Passiva Contra Incêndios na estrutura metálica da nova sede da EDP, na Av. 24 de Julho em Lisboa.

A TRIA congratula-se com facto de ter participado na edificação daquela que é uma das maiores obras realizada no atual contexto económico que o país atravessa e que constitui uma nova referência arquitetónica na cidade de Lisboa.

Projetado pelo Gabinete de Arquitetura Aires Mateus Associados, o edifício combina betão e aço num conjunto estrutural extraordinário onde a arquitetura e a engenharia se encontram de forma soberba.

A estrutura metálica oculta do edifício foi protegida com o sistema TRIA BIOFIRE, uma argamassa pastosa, certificada em conformidade com as normas europeias (EN), para proteção contra incêndios em estruturas metálicas e mistas (vigas e pilares), lajes colaborantes, estruturas de betão, estruturas de madeiras e construções em tabique.

Na estrutura metálica exposta, a TRIA aplicou, em obra, um revestimento intumescente e o respetivo acabamento com espessuras que, em função da massividade dos perfis, chegou a atingir 4000 mícrons. Tratou-se de um verdadeiro desafio, porquanto, a escolha da solução, considerando os requisitos ambientais, a proximidade da obra ao Rio Tejo, a localização da obra no conjunto urbano adjacente, a aplicação do sistema com espessuras elevadas e os constrangimentos do transporte, que impediram a aplicação em oficina, levaram a que o sistema fosse aplicado em obra, onde a TRIA teve que gerir outros constrangimentos relacionados com a aplicação, designadamente, a aplicação em múltiplas demãos, as condições climatéricas, as proteções laterais, entre outros. Tudo num deadline fixo, que obrigou a um planeamento rigorosíssimo para que nada falhasse. E nada falhou, o edifício entrará em funcionamento ainda em 2015 e, quer a proteção ao fogo da estrutura metálica, quer a proteção ao fogo das condutas de desenfumagem e ventilação, estão lá e constituem mais um desafio superado pela TRIA.

DSC02188
DSC00944
DSC01043
DSC01090
DSC02219